Palestrantes

Thaiane Oliveira
Thaiane Oliveira é organizadora do I LATmetrics - Altmetria e Ciência Aberta na América Latina e coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Universidade Federal Fluminense (Foco/Proppi-UFF), atuando no desenvolvimento de estratégias para aumento do impacto e da visibilidade de periódicos científicos. É coordenadora do Laboratório de Investigação de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação, no qual desenvolve pesquisas relacionadas às métricas e indicadores alternativos e responsáveis, democratização do conhecimento e comunicação científica em mídias digitais. É doutora em Comunicação e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.  

   

 

Gilvan Müller de Oliveira

 Graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 1985. Concluiu o mestrado em Linguística Teórica, Filosofia e História na Universidade de Konstanz, na Alemanha, em 1990, sob a orientação de Peter Auer. Finalizou o doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas em 2004, sob a orientação de Ataliba Castilho, e fez o primeiro pós-doutorado na Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, no México, com Rainer Enrique Hamel. O segundo pós-doutorado realiza-se a partir de dezembro de 2018 na Universidade de Hyderabad, na Índia, e na Universidade Estatal Russa para as Humanidades, em Moscou, na Federação Russa. De 2002 a 2010 coordenou o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), de Florianópolis, e, entre 2010 e 2014, respondeu pela Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), situado em Cabo Verde. No ano de 2014 recebeu o Prêmio Personalidade Lusófona do Ano do Movimento Internacional Lusófono (MIL) e em 2015 o Prêmio Meendinho, da Fundação Meendinho, por serviços prestados à Língua Portuguesa e à Galiza. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Executivo Interino da MAAYA - Rede Mundial de Multilinguismo, com sede em Paris. Desde 2017 é Membro Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) e no período 2917-2019 coordena o Programa de Políticas Linguísticas do Núcleo de Educação para a Integração (NEPI) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Coordena a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (2018-22), que envolve 22 universidades em 13 países e se dedica a pesquisas as diferentes facetas do multilinguismo.

 

 

Márcio Ramos de Oliveira
É graduado em física. Possui doutorado em astrofísica pela UFRGS, além de pós doutorado pelo Observatório de Paris. Tem experiência nas áreas de astronomia extragalática, simulações de N-corpos e computação paralela. Desde 2004 atua na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tendo coordenado a área de Engenharia, Capacitação Tecnológica e Inovação e o Programa Ciência sem Fronteiras nesse órgão. De 2013 a 2016, atuou no Inmetro em diversos projetos ligados às áreas de metrologia, tecnologia e inovação. Desde 2017 coordena a área de Capacitação Tecnológica e Inovação do CNPq.    

   

 

Vitor Dias Kappel
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e tem experiência na área de Engenharia de Produção. Atualmente é analista de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Possui experiência significativa na construção de uma rede de inovação nos Sistemas Brasileiros de Inovações do Estado; elaboração e implementação de política de investimento em Parques e Incubadoras; construção de parcerias com atores locais no ecossistema de inovação (Bancos e Fundações de Pesquisa do Estado) para fomentar investimentos em inovações; análise e acompanhamento de projetos de P & D nos setores de engenharia, indústria criativa, indústria 4.0, biotecnologia; articulação e acompanhamento de programas de concessão e crédito com parceiros no Brasil (PAPPE e TECNOVA - Similar ao SBIR Americano); e análise de projetos cinematográficos apoiados pelo Fundo do Sector Audiovisual (ANCINE).   

   

 

Patrícia de Almeida Silva
Patrícia de Almeida Silva, Graduada em Ciências Contábeis e Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário de Brasília. Servidora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde o ano de 2008 trabalha no Portal de Periódicos, vinculado à Diretoria de Programas e Bolsas no País. Inicialmente chefiou a Divisão de contratações dos conteúdos eletrônicos disponibilizados na página: www.periodicos.capes.gov.br e, desde abril de 2018 assumiu a Coordenação Geral do Portal de Periódicos.  

 

   

 

Patrícia Bertin
É Bióloga e PhD em Gestão da Informação pela Loughborough University, UK (2014). Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2002, tendo atuado como coeditora da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (http://www.sct.embrapa.br/pab/) e Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação na Embrapa Informação Tecnológica. Seu principal interesse de pesquisa está na incorporação de fundamentos e princípios do sistemismo a estratégias corporativas de gestão de dados, da informação e do conhecimento, além de tópicos como Ciência Aberta, gestão da informação científica e gestão de dados de pesquisa. Atualmente, Patrícia é Supervisora de Governança da Informação e Transparência da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa, professora  e coordenadora do compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto (http://governoaberto.cgu.gov.br/no-brasil/planos-de-acao-1/copy_of_3o-plano-de-acao-brasileiro/4o-plano-de-acao-nacional_portugues.pdf).

   

 

Solange Santos
Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Biblioteconomia pela ECA-USP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em: comunicação científica, revistas científicas, Acesso Aberto, produção científica, indicadores bibliométricos e rankings de universidades. Desde 2002 é membro do Colegiado de Gestão do Programa SciELO, onde desempenha a função de Coordenadora de Produção e Publicação e é representante da coordenação da Rede SciELO. Realizou parte do seu doutorado na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, onde estudou métodos bibliométricos para análise do desempenho das universidades brasileiras em rankings de universidades internacionais. É membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (Rede RANKINTACS) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).  

 

Sara Rouhi
Diretora de Engajamento e Advocacia para Dimensões e Altmetric na Digital Science. Ela lida com educação, divulgação e desenvolvimento de negócios nos EUA, no Canadá e na América Latina para a nova plataforma Dimensions da Digital Science e para a empresa de métricas alternativas da Digital Science, a Altmetric.Ela lançou a plataforma Altmetric Explorer for Institutions comercialmente na América do Norte em 2014 e está fazendo o mesmo com a Dimensions desde seu lançamento em janeiro de 2018. Ela é ativa em sociedades profissionais na publicação médica e acadêmica e fala frequentemente sobre acesso livre, métricas e publicações acadêmicas. Siga-a no Twitter @RouhiRoo.

 

Isabelle Reiss
Bacharel em Matemática pela University of Caen, na França, e Mestre em Administração de Empresas, ela começou a trabalhar na indústria editorial STM em 1990 para Springer Verlag onde permaneceu até 2010. Ela detém atualmente uma posição de Key Account Manager da Scientific and Scholarly Research da Thomson Reuters na América Latina, onde se especializou na interpretação de indicadores bibliométricos.  

Juan Pablo Alperin
Juan Pablo Alperin é Diretor Associado de Pesquisa para o Projeto de Conhecimento Público. Ele também é professor assistente na School of Publishing da Simon Fraser University, onde é o co-diretor do Scholarly Communications Lab. Ele é um estudioso multi-disciplinar, com formação em Ciência da Computação (BMath, Universidade de Waterloo), Ciências Sociais (MA Geography, Universidade de Waterloo) e Educação (PhD, Stanford University), que acredita que a pesquisa, especialmente quando é disponibilizado gratuitamente, tem o potencial de fazer contribuições significativas e diretas para a sociedade. Saiba mais sobre o trabalho dele com o ScholCommLab em http://scholcommlab.ca e conecte-se com ele no Twitter em @juancommander.

Sarita Albagli
 Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/IBICT-UFRJ. Pesquisadora 1C do CNPq. Desenvolve e coordena estudos e pesquisas em ciência aberta, inovação cidadã, desenvolvimento local e sustentável. Atua como professora em nível de pós-graduação em Ciência da Informação e áreas conexas.

Wouter Schallier
Bibliotecário Chefe da Biblioteca Hernán Santa Cruz, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano Americana e Literatura Comparada. Nos últimos anos tem trabalhado com seguintes temas: ensaio latino americano, literatura de testemunho, relações literárias e culturais na América Latina. Foi Diretora do Instituto de Letras da UFF entre 2003 e 2010 .Desde 2010 é coordenadora do Curso de Letras a distância(CEDERJ, UAB). A partir de 2010 assumiu a Superintendência de Relações Internacionais na Universidade. A partir deste novo desafio, passou a desenvolver uma nova vertente em sua vida acadêmica, escrevendo textos, participando de congressos e reuniões na área da cooperação internacional e dos processos de Internacionalização da Universidade Brasileira. É responsável pela área de convênios e mobilidade de estudantes e docentes da UFF. Também é coordenadora do curso de língua estrangeiras para alunos da universidade, PULE. Foi coordenadora do extinto Programa Ciências sem Fronteiras.  

Patrocinio
DS_black-768x211.png
Altmetric_rgb.png
logo-scielo-svg (1).png
1280px-PLOS_logo_2012_(semi-crop).svg.pn
Organización
Logo horizontal transparente.png
Citelabtransp.png
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic